Se você ainda não sabe o que é hospedagem em nuvem, mas já ouviu falar e sente que necessita contratar esse serviço, está no lugar certo, pois hoje entenderá todos os principais pontos deste elemento.
A transformação digital, assim como a era da internet conseguiram mudar para melhor muitas necessidades profissionais, e com a hospedagem na nuvem não seria diferente. Ela irá armazenar todos os seus dados de forma segura.
Mas, é necessário mesmo aplicá-la a meu negócio? Quais os impactos que ela produz após a contratação da mesma? Ela realmente vale a pena? Reconheça todas essas respostas a seguir. Acompanhe e confira.
O que é uma hospedagem e nuvem de dados?
“O futuro está sempre à nossa porta, e para que sua empresa consiga alcançá-lo com sucesso, aposte em segurança e facilidades virtuais”
Chamado também de serviço de cloud, há muito o que devemos saber antes de tomar qualquer decisão de contratação. Esse conceito possui modelos, características e opções, na qual você deve entender todos para escolher a mais adequada e claro, segura para seu ambiente de trabalho.
O serviço de cloud é um sistema de armazenamento de dados e informações na internet. Por meio de uma conexão entre provedores e internet. Sua empresa cria os dados nos computadores e o que necessitar, e os envia para uma plataforma online.
Essa plataforma faz o gerenciamento e armazenamento dos serviços que foram adicionados, contando sempre com a demanda e a capacidade de contratação que foi feita previamente entre o site e sua empresa.
Supondo, você fecha um pacote com a quantidade de espaço de armazenamento que deseja, com suporte profissional sempre que precisar e escolhe as características que desejar para sua nuvem.
Após isso, fecha o seu contrato. Mas, caso tenha que aumentar o espaço ou deseje contratar outras possibilidades, poderá pagar uma quantia a mais. Ou seja, você paga somente aquilo que usa e tem total controle disso.
Alguns exemplos de nuvem são:
- Google Drive
- Amazon AWS
- Microsoft Azure
Além disso, pode acessar a nuvem quando e onde quiser, pedir ajuda no momento em que necessitar e gerencia a sua infraestrutura por inteiro, juntamente com a equipe contratada.
Quais os tipos de hospedagem em nuvem?
Não há somente um formato de hospedagem, e sim três. Neles é possível trabalhar de diferentes formas, e é necessário que conheça mais sobre. São elas as: pública, privada e híbrida.
#1 Nuvem pública – É a mais simples e ágil. Seu oferecimento é através de provedores que operam através de suas próprias estruturas em data decentes, armazenando seus dados.
Essa série de serviços são oferecidos por a internet pública, por isso são mais facilitados. É possível encontrar nuvens públicas gratuitas, mas as mais potentes para empresas são as pagas, por conta de seus recursos.
As pagas são utilizadas a partir de consumo, armazenagem ou também pela largura de banda. O dinheiro pode ser poupado, pois o investimento não possui um grande gasto e o gerenciamento e as manutenções serão feitos e implantados muito mais rápidas.
Outras vantagens são:
- O provedor oferece a manutenção
- Você paga por serviços
- Atende todas as demandas
- Serviço confiável
Lembrando que ela deve ser implantada corretamente e seguir todos os passos para uma proteção plena. Pois, quando isso não ocorre, seus dados podem ficar vulneráveis e o gerenciamento perder a eficácia de detecções de invasões. Ou seja, faça com especialistas.
#2 Nuvem privada – Essa opção tende a ter uma infraestrutura exclusiva, na qual é incorporada dentro da empresa. Há dois modelos dentro dela, o IaaS e o PaaS, que ajudam a internalizar serviços e deixá-los mais privados.
Ou seja, ele será somente da sua empresa, e não será possível dividir uma grande plataforma pública com o público geral, e sim investir na sua, na qual a proteção aumenta, pois será menos acessada.
É um dos modelos corporativos mais utilizados, e ainda inclui alguns serviços como:
- Autoatendimento e ajuda
- É escalável
- Conta com customização
- Controles adicionais
- Elasticidade
- Maior privacidade e segurança
Por mais que este serviço seja online, por precisar de um provedor privado, a empresa deverá investir neste custo de gerenciamento de maquinários e técnicos especializados no mesmo.
#3 Nuvem híbrida – Por fim, essa terceira opção é uma fusão entre as outras duas. Seu funcionamento permite uma maior diversidade em seu uso, e proporciona muitas aplicações, ou seja, é um uso tanto privado quanto público.
Alguns dos benefícios de adotar este sistema são:
- Redução de custos
- Flexibilidade para a equipe
- Sigilo total das informações
- Sistemas comerciais em ambientes públicos e seguros
Com utilização e estudos, já é possível entender que a nuvem híbrida possui um equilíbrio no qual é o mais seguro de ser utilizado, justamente por conta da divisão de tarefas e serviços essenciais.
Benefícios do serviço de hospedagem em nuvem
Até agora sabe dos benefícios que cada nuvem possui, mas o que ela proporciona como um todo em sua empresa? O que a faz ser tão procurada mundialmente para proteger dados e otimizar as funções?
Estruturação
Uma empresa necessita de uma enorme infraestrutura para que seja possível ter uma compatibilidade em seus sistemas, que interligue hardwares, softwares e seus servidores e colaboradores, além da nuvem.
Planejamento
O planejamento é preciso quando uma empresa precisar se virtualizar e se estabelecer no mercado a partir de duas prioridades cargas e trabalho e ambientes.
Custo-benefício
O orçamento pode iniciar de uma forma pequena, e todos os investimentos terão retorno muito rápido, a partir da agilidade da plataforma, da transformação dos serviços e claro, do retorno que começará a aumentar.
Profissionais especializados
Achamos que, por ser uma plataforma dinâmica que conta com a internet, pode ser fácil, mas tem muitos detalhes que se não houver um conhecimento prévio, poderá regredir o trabalho. Ou seja, com a contratação de uma nuvem de armazenamento, irá ter suporte a todo momento.
Escalabilidade
A partir do momento que o retorno começar a chegar, é muito provável que necessite aumentar os serviços com as nuvens, e isso é feito facilmente hoje em dia. Os programas são escaláveis, o que significa que a expansão da rede a partir de tomadas de decisões pode ser ágil e o preço aumentará somente para o que for utilizar.
Seguridade
O que mais nos preocupamos hoje em nossos ambientes virtuais e profissionais é sobre segurança. Há muitas pessoas mal-intencionadas, que procuram hackear, roubar e sequestrar informações para alguma troca benéfica para elas.
Com essas plataformas, pode se sentir tranquilizado, pois possuem diversas formas e autenticações, os especialistas sabem de todos os riscos eminentes que aparecem diariamente estão preparados para proteger seus dados.
Se trabalhar com informações bancárias e outros elementos muito sérios e privados, aposte principalmente nas pesquisas sobre a nuvem híbrida, pois é uma das formas mais seguras de planejamento e proteção.
Gerenciamento de nuvem
O gerenciamento de nuvem será feito a partir de aplicativos hospedados nos sites, computadores e smartphones, no qual somente quem possui acessos poderá adentrar todas as camadas existentes.
Os profissionais de TI de sua empresa e claro, da empresa da nuvem devem saber muitas informações, mas além deles e de colaboradores específicos, você pode gerenciar e mudar a forma de alcance do restante dos funcionários.
Lembrando que, caso tenha problemas, dúvidas, tenha que mudar de plano ou qualquer outra necessidade, a maioria das nuvens de armazenamento possuem suportes 24 horas. Então, tente apostar e confiar em que sabe o que faz.
Escolha a empresa que mais lhe cabe, entre em contato, saiba se todas as necessidades possuem suporte adequada em sua língua, o que hoje a maioria já possui e aproveite para alavancar o sucesso de sua empresa.
Conclusão
Agora que sabe como funciona a hospedagem em nuvem, seus tipos e o que proporciona como um todo, qual será a sua escolha? Independente de qual for, não deixe de ter um serviço de hospedagem em nuvem e ficar sem segurança.